sábado, maio 05, 2007

SABER E PODER




*José Luiz Belas


SUMÁRIO

“A partir da leitura da obra de Maria de Lourdes Manzine Covre cujo título é Educação Tecnocracia e Democratização, o autor faz alguns paralelos entre o que essa educadora apresenta em seu livro e uma experiência vivida por ele numa instituição educacional na qual trabalhou com um grupo de Auxiliares de Educação utilizando a metodologia dos grupos de encontro.”


INTRODUÇÃO

Embora a Educação seja um bem universal, sua distribuição não o é já que há um acesso desigual a ela, vinculado à divisão social do trabalho, principalmente quando concebido como manual e intelectual. Essa divisão fica mais bem definida quando se a focaliza através dos tipos de organização dos grupos sociais. Numa organização comunitária os grupos sociais tem acessos equivalentes a nível econômico, de prestígio e de poder. Nela a educação se mantém como bem universal e todos tem acesso a ela de modo também equivalente. Numa organização societária os grupos sociais se caracterizam pela existência de grupos que se impõem pela força, subjugando outros que, por sua vez, delegam a esses o poder de comandar o processo social. Surge daí grupos privilegiados e divisão de trabalho. Os que dominam projetam o que deverá ser feito ( detém o poder ) e os outros devem realizar o que foi proposto pelo dominante. Aqui o conhecimento só interessa ao grupo que domina. Essas questões ficarão mais discutidas adiante.

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